Hélio Costa pede que mineiros desconfiem de pesquisas

O senador Hélio Costa (PMDB), candidato ao governo de Minas, disse que os eleitores do Estado devem "mineiramente" desconfiar das pesquisas eleitorais. A recomendação foi feita por meio de nota após a divulgação de uma pesquisa Ibope em que ele aparece em empate técnico com o tucano Antônio Anastasia (PSDB), que tenta a reeleição. É a primeira vez que o peemedebista aparece atrás do governador nas pesquisas.

De acordo com a pesquisa Ibope divulgada hoje, Anastasia subiu oito pontos percentuais em relação ao levantamento anterior (feito entre 18 e 20 de agosto) e tem 35% das intenções de voto. Hélio Costa, que tinha 38%, agora aparece com 33%.

A pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira, apontou crescimento de 12 pontos percentuais de Anastasia em relação ao levantamento anterior (entre 9 e 12 de agosto), mas o coloca 14 pontos percentuais atrás de Hélio Costa. No Datafolha, Costa manteve 43% das intenções de voto, enquanto o governador passou de 17% para 29%.

"Poderia dizer aos eleitores que acreditem na maioria das pesquisas, que colocam a minha candidatura disparada na frente. Mas não o farei. Sugiro sim ao eleitor mineiro que mineiramente desconfie de todas as pesquisas", diz Costa, em nota divulgada por sua assessoria.

Em outro trecho da nota, a campanha do senador questiona os resultados do Ibope.

Na pesquisa, os candidatos Vanessa Portugal (PSTU) e Zé Fernando Aparecido (PV) aparecem com 1% cada um. O levantamento apontou que 6% dos eleitores disseram que vão votar em branco ou anular o voto e que 24% dos entrevistados ainda estão indecisos.

Foram ouvidos 1.806 eleitores entre os dias 24 e 26 de agosto.

CDC CNA ADVOCACIA